Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

A HISTÓRIA DO ALFABETO






O Reino do Alfabeto




Era uma vez um reino, onde moravam as letrinhas. Nesse reino havia um castelo muito bonito, onde morava um rei chamado alfabeto. Certo dia, o rei alfabeto resolveu dar uma festa, chamou todas as letrinhas e falou:
- Caras letrinhas, amanhã darei uma grande festa em minha homenagem e todas estão convidadas, porém, as convidadas que não se comportarem na festa serão punidas. Até amanhã!
O salão do castelo foi todo enfeitado, a banda de música chegou e a mesa de comidas estava preparada. Abriu-se a porta do castelo e entraram todas as letrinhas do reino, alegres, elas dançaram, comeram e se divertiram. Mas algumas letras fizeram muita bagunça na festa, e o rei zangado, chamou todos e disse:
- As letrinhas que fizeram bagunça terão que ficar para limpar o salão, as que se comportaram podem ir para suas casas.
Esse foi o primeiro castigo que foi dado as letrinhas. Mesmo ficando de castigo, as letrinhas continuaram a fazer bagunça, e só terminaram de limpar o salão no dia seguinte.
O rei então vendo que sozinhas elas não se comportavam, chamou todas as letras até seu castelo e disse:
- A partir de hoje, as letrinhas que fizeram bagunça são chamadas de consoantes, e as que se comportaram serão chamadas de vogais. E para punir eternamente as que não se comportam, pronuncio que de hoje em diante, para aprender a se comportarem, terão que andar ao lado das vogais. Caso eu pega alguma consoante andando sozinha com outra consoante, mandarei que as prendam na torre do castelo.
E assim foi feito, no reino só se via as consoantes com as vogais passeando e quando se encontravam elas formavam varias palavras:SAPO, PATO, MELADO ....




FONTE: http://paraisodoeducando.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário