segunda-feira, 21 de março de 2011

ATIVIDADES DIA DO CIRCO 27/03

Circo:
A palavra circo vem do latim circos = círculo, pois o picadeiro é redondo.
Os primeiros espetáculos de circo foram realizados em Roma, no tempo do Império; eram principalmente constituídos de corridas de carros. Entre uma corrida e outra, ofereciam-se aos espectadores cenas de malabarismo e de acrobacia, combates de animais selvagens e espetáculos aquáticos em piscinas cavadas no meio do picadeiro.
Após a queda do império Romano, não houve circo durante séculos, exceto na Espanha, onde, desde o século XI, se realizam touradas.
Foi na Inglaterra, há menos de dois séculos, que reapareceu o circo. Companhias de palhaços e acrobatas viajavam pelo País, representando nas praças de cidades e aldeias. Mas desde o século XVIII se instalaram em teatro próprio.
Com o passar do tempo, os circos ambulantes começaram a dar apresentações em tendas em vários países. Aos números habituais de seu repertório, acrescentaram-se outros: trapezistas, acrobatas, domadores de animais selvagens. Os artistas de um grande circo formam conjunto muito importante. A companhia conta ainda com diretores de espetáculos, pois a encenação de um circo ambulante, a armação de tenda, arquibancada e cenários exigem grande trabalho.
(Texto retirado da Enciclopédia Delta Júnior)



















.

Um comentário: