Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

segunda-feira, 21 de março de 2011

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO 5º ANO


Texto e interpretação 4º e 5º ano
TEXTO: O FANTASMA

A televisão não tinha chegado até a fazenda porque uma era insuficiente energia. À noite, as mulheres distraíam ouvindo rádio de pilha enquanto costuravam.Os homens gostavam de se se reunir para conversar. O ponto escolhido foi o terreiro de café que ficava entre a casa do administrador ea Casa de D. Alzira: portanto, à distância de um grito.
Nessa noite, Falavam de fantasmas. Cada um tinha uma história, contar que ouvirá, ou uma experiência pessoal que infelizmente (ou felizmente?) Não provava nada.
___Eu Me lembro de um caso interessante__disse vicentino.Os ouvintes mais se aproximaram dele. Por que será que gostamos de ficar bem juntinhos quando ouvimos estórias de fantasmas? Para melhor ouvir? Ou porque sentimos mais seguros estando bem perto uns dos outros? "Eu morava__ num sobrado na cidade e todas as noites acordava com um barulho de correntes que se arrastavam sem andar de cima.Nada de gemidos ou gritos, nem uma palavra. Só aquela corrente que se arrastava para cá e para lá. Um mistério! Era tão impressionante que eu acordava e não conseguia mais dormir.Depois de uma semana assim, eu sempre esperando e procurando Criar coragem, pensei comigo: tenho que dar um jeito nesse danado. Arranjei um um pedaço de pau, nem sei porquê, pois sabia que com fantasma não adianta usar um pedaço de pau, e que assim o barulho começou, subi devagarinho.Quando eu andava, o barulho cessava. Quando eu parava, ouvia a corrente se arrastando. "Ele" devia estar bem perto porque percebia que ia chegando gente. Abri um arranco num porta, entrei depressa e dei um grito para ver se o fantasma se assustava comigo.Sabem que deu certo? Ouvi uma voz rouca e assustadora: roc, rooc, roooc, se não tivesse tão apavorado teria rido valer.Bem uma no meio do quarto, todo arrepiado e Trêmulo, estava ... um papagaio! O bichinho escapava do poleiro todas as noites e "assombrava" a gente passeando de um lado para outro com uma perninha corrente presa na "meninos. Os riram aliviados. Esse era fantasma.divertido.

Maria Teresa Guimarães Noronha. Férias em Xangrilá.

1) Com relação ao texto podemos dizer que ele é do gênero:
() Narrativo () instrucional / informativo narrativo () / descritivo () poético () Guia de Turismo bilhete ()

2) Leia o texto com bastante atenção e responda:

A) Qual é o fantasma da História ?__________________________________.

B) Quem contou a história? Quando um contou ?________________________.

C) Para quem ele um contou________________________________________.

D) Havia meninos entre uma roda de pessoas ou só adultos? Justifique com as palavras do texto.__________________________________________________________________________________________ Onde estavam os ouvintes da História ?__________________________________.

E) Onde aconteceu o caso do fantasma ?___________________________________.

F) O Vicentino teve medo do fantasma? () Sim () nãoJustifique uma resposta sua :__________________________________________________________________________

3) "Ele" devia estar bem perto porque percebia que ia chegando gente.O pronome grifado se refere: () uma Vicentino () ao papagaio

4) Observe a seguinte frase ". __eu Me lembro__ começou num sobrado ele__ na cidade e todas as noites ..." As palavras são faladas em destaque; () por Vicentino () pelas crianças () pelo papagaio () pelo narrador

5) Por que podemos dizer que este é um texto narrativo / descritivo._______________________________________________________________
_____________________

6) "A distância de um grito" significa: () perto () a uns cem metros. () Um duzentos metros uns. () Longe.

7) Em "nos sentimos mais seguros estando bem perto". Mais seguro significa: () presos mais. () Mais protegidos. () Econômicos.8) Em um "barulho que se arrastavam sem andar de cima". No andar de cima refere-se: () ao barulho das correntes. () Andar ao (= caminhar) do fantasma. () Ao pavimento superior do sobrado.

8) "acordava com um barulho de correntes", no texto é equivalente a: () um barulho de corrente me acordava. () Acordava quando ouvia um barulho de corrente.

9) Leia a frase: "teria rido a valer", como significam palavras destacadas: () bastante para apostar () () ganhar de verdade (para) uma aposta

10) "O bichinho escapava do poleiro todas as noites e" assombrava "a gente". Os verbos destacados estão no tempo presente, passado ou futuro ?______________. reescreva a frase passando os verbos para o tempo futuro.___________________________________________________________________.

11) Escreva uma frase por que com, porque e por quê :_____________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Achei seu texto muito fraco para o 5º ano, pois no Colégio do meu filho, eles trabalham com textos mais complexos retirados inclusive de jornais ou revistas. Eles escolhem um tema no Bimestre, por exemplo, no 1º bimestre o tema será Saúde, então eles retiram tudo sobre a saúde e fazem a interpretação.

    ResponderExcluir
  2. eu gostaria que o texto fosse da chapeuzinho vermelho porque minha filha precisa de uma interpretação desse texto! muito obrigada pela resposta!!

    ResponderExcluir