segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PROJETO “CONSCIÊNCIA NEGRA”




“O VALOR NEGRO NA FORMAÇÃO DO NOSSO PAÍS”


CIDADE: Iguatemi – Mato Grosso do Sul
MÊS/ANO: Novembro de 2011

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE
DIRETORA: Cecilia Welter Ledesma
DIRETOR ADJUNTO: Paulo Fernando Zorzanello
COORDENAÇÃO-PEDAGÓGICA:
Adelir Terezinha Haverot
Adauto Teixeira
Vilma Farias

IDEALIZADORAS DO PROJETO:
Luzia de Fatima Layola Nunes – Professora de Artes
Janete Gnoatto  - Professora de Filosofia e Sociologia
Joicenir Sovernigo – Professora de Produções Interativas
Rosangela Queiroz – Professora de Língua Portuguesa-Literatura

PROFESSOR(A) DA STE:
Joicenir Sovernigo
Hector Monzani
Regiane Hoffmann

ÁREA: Artes, Língua Portuguesa, Sociologia, Filosofia e Produções Interativas

SÉRIES: Do  5º ANO do Ensino Fundamental ao 2º ANO do Ensino Médio e 1ª e 2ª Fase da EJA do Ensino Médio.

TURNO: Matutino, Vespertino e Noturno

ANO-BASE: 2011


APRESENTAÇÃO
O presente projeto sobre o dia 20 de Novembro – dia da consciência negra, nos dará uma visão geral da importante participação da cultura africana na formação da cultura brasileira, no que diz respeito à culinária, artesanato, ao vestuário e ao vocabulário africanos que fazem parte do nosso dia-a-dia, enriquecendo nossa cultura.
Para tanto, cada turma da mesma série terá suas respectivas funções, sempre orientados pelos seus coordenadores, que irão determinar as tarefas a cada um dos integrantes.
As turmas do 5º Anos, trabalharão sobre literatura infantil, onde encontram-se histórias de conscientização da cor negra.
O grupo  do 9º Ano  que pesquisará sobre o vocabulário terá de, ao final, elaborar um mini-dicionário, sobre palavras de origem africana.
Os alunos do ensino médio pesquisarão sobre a culinária deverão apresentar ao público receitas com ingredientes tipicamente africanos e, se possível, trazer algum prato feito para oferecer aos visitantes.
Todas as turmas trabalharão com artesanato, pintura, dança e músicas africanas, e todos deverão se apresentar na culminância do projeto trajado com o vestuário a moda afro-brasileira com suas tendências (cores, estilos, produtos...).

JUSTIFICATIVA
A lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, nós, professores, devemos inserir em nossos planejamentos, aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro espera contribuir para o resgate da contribuição dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.
A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares- foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares.
Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.
Porém, hoje as estatísticas sobre os brasileiros ainda espelham desigualdades entre a população de brancos e a de pretos e pardos. Por isso, é importante conhecermos algumas informações sobre o assunto para mudarmos essa realidade, a começar pela escola.

OBJETIVO GERAL:
Contribuir para erradicar qualquer tipo de preconceito em relação aos povos africanos e seus afro-descendentes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Conhecer e valorizar a cultura afro-brasileira presente na cultura brasileira;
* Conscientizar sobre a importância da cultura africana na formação cultural brasileira;
* Descobrir a importância dos povos africanos na formação de nossa língua, como forma de ampliar o nosso vocabulário;
* Conhecer a culinária afro-brasileira;
* Apreciar a moda com tendências africanas.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
 Português: Elaborar um minidicionário com palavras de origem africana. O mesmo pode ser feito no editor de texto (Word/writer) e impresso; ou em apresentação de slide (Power point/impress) para publicar no blog da escola.
Literatura: Fazer a releitura de alguns poemas/poesias que tratam do tema. Publicar em mural e no blog da escola; fazer recitações no dia da apresentação... Além disso, podem ser apresentadas músicas já consagradas, como podem ser criadas paródias e tantas outras manifestações musicais.
Artes: confeccionar objetos cujos símbolos identificam a origem africana, por exemplo: peças de vestuário, acessórios, bonecos de barro, bonecos de pano, negras na cabaça, carrancas
africanas, símbolos africanos e seus significados, máscaras, painel de pintura, dança e musicas e etc.
Produções Interativas: Histórias e confecções dos livros “MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA”,  “A BONEQUINHA PRETA”  e o “MENINO NITO”

CRONOGRAMA E METODOLOGIA
O projeto será apresentado à coordenação-pedagógica e aos professores em Setembro.
Logo em seguida, os professores se reunirão para distribuir as atividades por sala/turma, de acordo com a área, de modo que sejam privilegiadas todas as disciplinas.
Na sequência,  os alunos se organizarão em grupos para fazerem as atividades. Ficando assim distribuído:
- Outubro: apresentação do projeto aos alunos, separação por grupos e início dos trabalhos de pesquisas, coletas, entrevistas, etc;
- Novembro: finalização do projeto com a apresentação à comunidade interna e externa, no dia 24 de Novembro.

RECURSOS
> Humanos: alunos e professores da escola, comunidade;
> Materiais: produtos alimentícios, tecidos, papel sulfite, tintas latex,bisnagas xadrez, pincéis, lápis de cor, giz de cera, tecido, massa de bisqui, argila, cabaça ou purunga, garrafa, jornal e   etc;
> Tecnológicos: computadores, impressoras, televisão, “data show“, câmara digital.

CULMINÂNCIA:
O Projeto teve encerramento no dia 24/11/2011 no saguão da Escola onde foi exposto ao publico e a toda comunidade escolar, onde foi servido um delicioso jantar com comidas e bebidas africanas, com danças, musicas e apresentação dos artesanatos produzidos pelos estudantes.

AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma contínua e diagnóstica; com a intenção primordial de rever a própria prática docente criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem-se suas potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades (de acordo com as peculiaridades de cada aluno) no decorrer do projeto. A avaliação positiva dos resultados obtidos será percebida na conscientização da comunidade quanto ao importante papel dos afro-descendentes na formação do nosso país.


Encerramento do Curso "Ensinando e Aprendendo com as TICs


domingo, 18 de dezembro de 2011

Atividade 4-1 Para refletir "O PASSO" do professor Lucas


O trabalho do professor Lucas e do Bloco do Passo nos dá uma demonstração do quanto podemos inovar na nossa prática pedagógica e ao mesmo tempo criar situações positivas, através do uso da imaginação e das habilidades de cada um, desta forma refletindo no resultado de todo o grupo. Na medida em que motivamos, desafiamos os alunos na construção do conhecimento ou da superação de suas dificuldades, estamos dando a eles a oportunidade de trilhar novos caminhos para o enfrentamento dos desafios diários, sendo mediadores do seu processo ensino-aprendizagem. Podemos inferir através deste trabalho do Bloco o Passo, que o trabalho com a utilização de tecnologias fica enriquecedor, quando bem planejado e avaliado, promovendo resultados inimagináveis.

Atividade 4-2 "Possibilidades de contribuições das tecnologias"


O uso da tecnologia no contexto escolar requer a formação, o envolvimento e o compromisso de todos os protagonistas do processo educacional (professores, diretores, supervisores, coordenadores pedagógicos), no sentido de repensar o processo de ensino e aprendizagem na e para a sociedade do conhecimento.


Atividade 4.3 Leitura , Reflexão e discussão sobre mídia-educação

No texto de Silvio Costa Pereira, que mapeou atividades de mídias educacionais desenvolvidas em escolas na cidade de Florianópolis, ele concluiu que apesar da quantidade de ferramentas educacionais (mídias) Realmente realizando as atividades do Curso Ensinando com as TIC passei por muitas experiências novas,no qual na Escola que trabalho já temos a nosso dispor diversas mídias como celulares, máquinas fotográficas,data show , acesso a internet em casa ou mesmo na escola na sala de Tecnologia, mas por não eram aproveitados esses recursos para o aprendizado dos alunos, muitas vezes por falta de pratica ou mesmo não sabem atuar com essas tecnologias,mas quando passamos a utilizar vemos sua importância e passamos a exigir mais, dos responsáveis pelos recursos na escola.Precisamos então aprofundar ao elaborar uma proposta de trabalho envolvendo mídia-educação escolar analisar quanto ao planejamento os quesitos: agência - o interesse do envolvido na produção;categoria-notícia,esporte,novela,documentário,outros,seus formatos e características;tecnologias; audiência e representação.

Atividade 4-4 "Roteiro do produto multimídia

Aprendi muito usando os materiais da multimídia, quero sempre envolver esses recursos na minha sala de aula Para a realização deste projeto foi usado vários recursos da multimídia, como: fotos, som, projetor integrado,montamos um slide, agora somente com a apresentação do tecnologia. projeto, agora montaremos um vídeo com o resultado final. Usando esses recursos na sala de aula, o aluno só tem a ganhar. As aulas terão sentido e prazer usando os recursos do mundo da 

Atividade 4-5 ”Produto multimídia"

V MOSTRA CULTURAL DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MATO GROSSO DO SUL

Para ver os outros vídeos clique aqui