quarta-feira, 18 de julho de 2012

Arte Romana

 A arte romana foi diretamente influenciada pela arte popular etrusca e pela realidade passada pela arte grega, por isso tamanha relação entre as duas artes. Uma das heranças que a arte romana teve foi usar o arco e a abóbora para construções. Além de revelar grandes artistas nascidos em Roma e donos de muitas obras de arte. Cultura Basicamente, a cultura romana se mostra através de sua arte e arquitetura. As arquiteturas romanas possuem características gerais de todos os sentimentos e energias. Suas arquiteturas eram construídas de acordo com as espécies: religião, que era mostrado em forma de templos. O comércio, mostrado em arquiteturas como uma Basílica e a higiene, mostrada através de construção de termas. Além disso, os romanos possuem como característica de sua cultura, o lazer e o divertimento. Aproveitam a vida se divertindo com circos, jogos circenses, jogos de tróia (torneio de cavalos), entre outros. Além dos jogos, os romanos assim como os gregos, também tinham paixão pelo teatro e realizam peças imitando o teatro grego. Lutas romanas O povo romano adorava as lutas que haviam nos anfiteatros, pois os romanos transformavam as lutas em verdadeiros espetáculos, aonde todos adoravam assistir e era um dos maiores divertimentos para o povo romano.
Igreja de São Fiel

Arte Gótica

A Catedral da Arte


Estilo artístico desenvolvido na Europa Ocidental, a arte gótica está diretamente ligada ao contexto histórico da época de sua criação. No fim da Idade Média, o velho continente se deparou com o renascimento comercial, a decadência do feudalismo, o êxodo rural e, juntamente com tudo isso, uma série de mudanças de caráter ideológico, filosófico e religioso. Durante tais mudanças ocorridas entre os séculos XI e XII, surgiu a necessidade da criação de uma arte mais adequada à nova realidade. O termo “gótico” foi dado mais tarde pelos italianos renascentistas, os quais criam que a Idade Média fora um período de trevas e pura escuridão. De fato, a arte gótica substituiu a arte romântica, até então predominante. Com o crescimento das cidades registrado na Baixa Idade Média, as catedrais passaram a ter grande importância na época, uma vez que passaram a servir como grandes locais públicos de ensinamento das leis divinas. A arte gótica talvez tenha surgido como uma própria consequência do crescimento urbano, revelando características peculiares na arquitetura, como a verticalização (uma alusão ao céu, ao divino), a grandiosidade, a precisão dos traços, além do emprego de rosácea e da abóbada cruzada. Entre as principais catedrais góticas, podemos citar a Catedral de Notre Dame de Paris e a Catedral de Notre Dame de Chartres. Na escultura, o gótico ficou caracterizado novamente pela verticalização, grande naturalismo presente nas obras e o baixo-relevo. Já as pinturas quase sempre tratavam de assuntos religiosos (santos, anjos, etc). Na maioria das vezes eram usadas cores claras, revelando uma estreita ligação entre a pintura gótica e a iconografia cristã. Os principais pintores deste período foram Giotto di Bondone (1267 - 1337), Simone Martini (1283 - 1344) e Jan van Eyck (1390 – 1441).

ATIVIDADES 

 ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE 
 História da Arte 6º Ano- A-B-D 
Prof.ª Luzia de Fatima Layola 
ATIVIDADES
 1ª. Analise as imagens abaixo, e com base nos textos anexados no site do Colégio Expovest, responda as questões abaixo: 1. Diferencie a Arte Românica da Arte Gótica. Esta análise deverá ser feito da seguinte maneira: Imprima as imagens, e enumere as principais características de cada obra, você deverá observar o maior número possível de diferenças existentes entre ambas.
a) Arte Românica:


 b) Arte Gótica.

 2ª. Conceitue Arte Gótica: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3ª. Conceitue Arte Românica: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________