segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

PROJETO "BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS”

"BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS”










LOCAL: ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE IGUATEMI - MS ANO: 2012


IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:

Tema: “Brincadeiras de Crianças.”
Tempo de execução: 45 dias – novembro/ dezembro de 2012.
Característica: Projeto de Arte
Série a que se destina: Ensino Fundamental Séries Iniciais
Professora Idealizadora: Luzia de Fátima Layola


JUSTIFICATIVA

Quando brinca, a criança elabora hipóteses para a resolução de seus problemas e toma atitudes além do comportamento habitual de sua idade, pois busca alternativas para transformar a realidade. Os seus sonhos e desejos, na brincadeira podem ser realizados facilmente, quantas vezes o desejar, criando e recriando as situações que ajudam a satisfazer alguma necessidade presente em seu interior.
Vygotsky assinalou que uma das funções básicas do brincar é permitir que a criança aprenda a elaborar/ resolver situações conflitantes que vivencia no seu dia a dia.
Neste sentido, o presente projeto ganha força, pois busca resgatar a importância das brincadeiras, utilizando para este fim o trabalho com obras do artista plástico Ivan Cruz, que expressa através de pinturas, às brincadeiras que vivenciou em seus momentos de infância. Suas obras servirão como convite para novas brincadeiras a serem desenvolvidas na instituição.


OBJETIVOS

- O objetivo principal do projeto é valorizar o gosto pelo brincar, mergulhando na magia dos brinquedos e brincadeiras de antigamente. Essa viagem, certamente, trará momentos agradáveis de diversão e de alegria. Além disto, outros grandes objetivos nortearão este projeto, sendo eles:
- Desenvolver a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
- Reconhecer a importância dos brinquedos e brincadeiras, como elementos da cultura local;
- Promover a socialização e interação afetiva entre as crianças;
- Incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça, solidariedade, autoestima;
- Reforçar a importância do brincar;
- Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade;
- Conhecer a biografia do artista Ivan Cruz e algumas de suas obras de arte;
- Dar as crianças noção de arte através dos quadros e/ou esculturas e/ou gravuras e/ou desenhos e/ou aquarelas expostas criando a sensibilidade para apreciá-la e fazer arte;
- Incentivar a prática de jogos infantis, brincadeiras lúdicas e saudáveis;
- Trabalhar a ideia da confecção dos seus próprios brinquedos;
- Ensinar o “brincar conjunto” para alimentar o convívio social;
- Incentivar a reciclagem e mostrar as brincadeiras antiecológicas;
- Despertar a imaginação;
- Resgatar de forma lúdica e artística, a história das brincadeiras e os valores sociais, que estão sendo esquecidas na sociedade técnico-urbana dos dias atuais;


DESENVOLVIMENTO

O projeto será norteado pelas obras do artista plástico Ivan Cruz, onde serão apresentados às crianças alguns trabalhos que fazem parte da série “Brincadeiras de Criança”, em que, como o próprio tema sugere, o artista retrata através de pinturas, diversas brincadeiras infantis.
O trabalho será desenvolvido da seguinte forma:
- Organização do planejamento, usaremos as aulas de Arte, para que seja desenvolvido o projeto;
- Roda de conversa e apreciação, visando conhecer o artista plástico e suas obras;
- Organização de espaço e tempo para a realização das brincadeiras;
- Releitura das obras de arte;
- Momentos de diálogo, onde as crianças poderão expressar suas opiniões acerca das brincadeiras realizadas;
- Registro fotográfico das vivências do projeto, etc.


AVALIAÇÃO

A avaliação visará entender o processo de cada criança e a significação que cada brincadeira comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deverá fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.
Portanto, a avaliação ocorrerá no decorrer do projeto, buscando identificar se os objetivos traçados foram alcançados.


RELEITURA DAS OBRAS DE IVAN CRUZ


BRINCADEIRAS EXECUTADAS

PROJETO UMA CARTA AO PAPAI NOEL - EE PAULO FREIRE - 2012





Projeto Uma Carta ao Papai Noel Matutino


Projeto Uma Carta ao Papai Noel Vespertino


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AQUARELA



ENTÃO É NATAL



HARRY CHRISTMAS



OH HAPPY DAY

domingo, 16 de dezembro de 2012

PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA

PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA:
 “MEU LADO AFRICANO” “Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro traz na alma, quando não no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro...” Gilberto Freyre, Casa Grande e Senzala

 LOCAL: ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE IGUATEMI - MS ANO: 2012

 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO: Tema: “Meu lado africano.”
Tempo de execução: um mês – novembro de 2012.
Culminância: Dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra.
Característica: Projeto interdisciplinar, envolvendo, História, Língua Portuguesa, Geografia, Artes, Filosofia, Sociologia e Literatura.
Série a que se destina: 1º Ano do ensino fundamental, até o 3º Ano do Ensino Médio.
Professores Idealizadores: Janete Gnoatto e Luzia de Fátima Layola Nunes
Professores colaboradores: todo o corpo docente da Escola.

 CONTEÚDO FOCO: O conteúdo foco é a educação voltada para consciência da importância do negro para a constituição e identidade da nação brasileira e principalmente, do respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito, desenvolvido por meio de um processo educativo do debate, do entorno, buscando nas nossas próprias raízes a herança biológica e/ou cultural trazida pela influência africana. Inicialmente, será conduzido pela simples observação de fotos de revistas sobre algumas coisas que fazem parte da cultura africana (comidas, danças, vestimentas, etc.); estabelecendo a seguir um vínculo entre as curiosidades que surgirem dos alunos sobre o tema e a instigação provocada pelo professor no intuito de ir avançando no conhecimento sobre o assunto.

PROBLEMA: Historicamente, o Brasil, no aspecto legal, teve uma postura ativa e permissiva diante da discriminação e do racismo que atinge a população afro-descendente brasileira até hoje. Nesse sentido, ao analisar os dados que apontam as desigualdades entre brancos e negros, constatou-se a necessidade de políticas específicas que revertam o atual quadro. No campo da educação, promover uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade deve-se partir de temáticas significativas do ponto de vista ético, propiciando condições desde a mais tenra idade, para que os alunos e alunas desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de nossas próprias raízes históricas que ajudaram e ajudam a constituir a cultura e formar a nação brasileira, pois, o preconceito e o racismo são uma das formas de violência, diante disso, quais as situações que temos possibilidades de mudar? Qual seria a nossa contribuição concreta para viabilizar a conscientização das pessoas?

JUSTIFICATIVA: Comemorar o 20 de novembro – Dia da Consciência negra, dedicando o mês de novembro, para debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade. Com este trabalho esperamos que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.

OBJETIVOS: Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade; Entender e valorizar a identidade da criança negra; Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo; Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana; Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.

DESENVOLVIMENTO: O desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos temáticos citados e será feito de acordo com as necessidades da turma e a realidade local, estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações e/ou vídeos, experimentações e leituras. Para tanto vamos utilizar:

  • Livro:“Menina bonita do laço de fita” de Maria Helena Machado, Ed. Ática, 2007; LIVRO:
  • O CABELO DE LELÊ - VALÉRIA BELÉM Livro - Bruna E A Galinha D'Angola - Gercilga S. de Almeida Livro: “Declaração Universal dos direitos humanos” – adaptação Ruth Rocha e Otávio Roth, 2003; Estudo de alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos;
  •  Exibição de vídeo (clipes): ”Missa dos quilombos” – música de Milton Nascimento; Exibição de vídeo – Navio Negreiro – http://www.youtube.com/watch?v=gyuT-x6a6W8
  •  Exibição do filme – Quilombo - http://www.youtube.com/watch?v=Nz-K23krfVY
  •  Promover reflexões positivas de reportagens jornalísticas e textos da atualidade que tratam sobre o tema; Audição, análise e ilustração da música de Milton Nascimento “Uakti – lágrimas do sul”;
  • Ilustrações dos trabalhos de Candido Portinari –
  • “Menina com tranças e laços” fazendo uma analogia com o livro “Menina bonita do laço de fita” e “cabeça de negro”.
  •  Estar em contato com músicas da cultura africana como o samba, a batucada;
  •  Produção em artes com sucatas;
  • Apresentação de capoeira. Exploração de receitas da culinária e chás trazidos da cultura afro-brasileira, abrindo espaço para degustação através de lanche coletivo.
  • Teatralidade interpretativa de textos da cultura africana;
  • Realização de um desfile com o tema: “MEU JEITO AFRICANO DE SER”
  • Coreografias fundamentadas nas raízes negras
  • Atividades: Hora da história: leitura e análise de alguns artigos do livro “Declaração Universal dos Direitos Humanos” e “Menina bonita do laço de fita”;
  • Verificação do caminho geográfico feito da África para o Brasil por meio do mapa mundi;
  • Estudos de música, fazendo releituras e transformando-os em ilustrações pedagógicas para uma amostra cultural;
  • Confeccionar bonecas negras com tecido;
  • Confeccionar roupas e acessórios africanos para o desfile;
  • Confeccionar galinhas de Angola com purungas; Releitura do Livro o Cabelo de Lelê;
  • Pintura com giz de cera e papel paraná..
  • Confeccionar cartazes – recorte, pintura e colagem - com fotos de revistas que tratam da diversidade étnica brasileira e a cultura do negro;

RESULTADOS ESPERADOS: Apropriação de diversos saberes, além da conscientização sobre temas relevantes como legislação, tolerância, direitos e deveres etc.; Desenvolvimento de valores – conceitos e procedimentos; Apropriação de novas aprendizagens, a partir de reflexões e esclarecimentos sobre outras culturas. No final, sempre com a orientação do professor, os alunos deverão organizar os conhecimentos que adquiriram, fazendo registros de suas atividades, com desenhos, esquemas, confecções e etc. E durante essas atividades várias atitudes e valores éticos e humanos podem ser trabalhados para a consolidação do conteúdo foco. No dia 20 de novembro DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, será feito as apresentação no saguão da Escola nos períodos matutino, vespertino e noturno, onde encerremos com uma deliciosa feijoada regada com garapa e outros quitutes trazidos da África.

AVALIAÇÃO: A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma contínua e diagnóstica; com a intenção primordial de rever a própria prática docente criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem-se suas potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades (de acordo com as peculiaridades de cada aluno) no decorrer do projeto.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: O trabalho de educação anti-racista deve começar cedo. A criança negra precisa se ver como negra e aprender a respeitar a imagem que tem de si mesmo e ter modelos que confirmem essa expectativa. O projeto visa à alegria e à majestade da cultura africana, tudo como deve ser, sem constrangimentos nem equívocos. Portanto, este projeto trata-se de uma proposta construída, mas não acabada e estará sujeito a mudanças de acordo com o cotidiano em sala de aula.

REFERÊNCIAS PARA DESENVOLVIMENTO DO TEMA COM AS CRIANÇAS: BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico– Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília: MEC, 2005. 35p. MACHADO. Maria Helena. Menina bonita do laço de fita. São Paulo-SP. Ed. Ática, 2007. Revista Nova Escola. Vários autores. São Paulo-SP – edição de Nov. 2004 e 2005. ROCHA. Ruth. ROTH. Otávio. Declaração universal dos direitos humanos. São Paulo- BELÉM. VALÉRIA. LIVRO: O CABELO DE LELÊ - Almeida Gercilga S. de. Livro - Bruna E A Galinha D'Angola



Consciência Negra Matutino


Consciência Negra Vespertino


Consciência Negra Noturno