sexta-feira, 17 de maio de 2013

Atividade 9º Ano

01) A Semana da Arte Moderna de 1922 tinha como uma das grandes aspirações renovar o ambiente artístico e cultural do país, produzindo uma arte brasileira afinada com as tendências vanguardistas europeias, sem, contudo, perder o caráter nacional; para isso contou com a participação de escritores, artistas plásticos, músicos, entre outros. Analise as proposições em relação à Semana da Arte Moderna, assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

 ( ) O movimento Modernista buscava resgatar alguns pontos em comum com o Barroco, como os contos sobre a natureza; e com o Parnasianismo, como o estilo simples da linguagem.
 ( ) A exposição da artista plástica Anita Malfatti representou um marco para o modernismo brasileiro; suas obras apresentavam tendências vanguardistas europeias, o que de certa forma chocou grande parte do público; foi criticada pela corrente conservadora, mas despertou os jovens para a renovação da arte brasileira.
 ( ) O escritor Graça Aranha foi quem abriu o evento com a sua conferência inaugural “A emoção estética na Arte Moderna”; em seguida, apresentou suas obras Paulicéia desvairada e Amar, verbo intransitivo. ( ) O maestro e compositor Villa-Lobos foi um dos mais importantes e atuantes participantes da Semana; neste ano comemoram-se 50 anos de sua morte.
 ( ) As esculturas de Brecheret, impregnadas de modernidade, foram um dos estandartes da Semana; sua maquete do Movimento às Bandeiras foi recusada pelas autoridades paulistas; hoje, umas das esculturas públicas mais admiradas em São Paulo. Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
 A) V – F – V – F – V
 B) F – F – V – V – V
 C) F – V – F – V – V
 D) V – V – F – V – F
 E) V – V – V – V – V


02)Observe como os artistas brasileiros Lasar
Segall e Maria Leontina utilizaram formas
Geométricas para criar suas pinturas.


Paisagem brasileira, 1925. Lasar segall.
 
Composição, 1956.
Maria leontina.

Você encontrou nas imagens algum quadrado ou
Retângulo?
há nelas círculos e triângulos?
que cores os artistas usaram?
existe algo parecido nos dois trabalhos?
Vamos imaginar juntos uma história baseada
Nessas pinturas!

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem? Como posso entrar em contato com a autora deste blog? Por favor me envie uma mensagem: contato@brainly.com.br

    ResponderExcluir