quinta-feira, 8 de setembro de 2011

1.3 - Educação e Tecnologia

Com base nas reflexões que já obtivemos sobre educação e tecnologia, destacamos a fala do Prof.Dr. Ladislau Dowbor que possibilita repensarmos sobre a idéia da escola como instituição detentora do saber e promovedora da educação. O professor Ladislau aborda um ponto importante para nossas reflexões, quando ele destaca a questão que “a escola deve ser menos lecionadora e mais organizada de conhecimento, articuladora dos diversos espaços de conhecimento”. Nesse contexto, será que a escola é conservadora do saber e realmente promove a educação que se exige na sociedade atual?

Refletindo sobre essa questão, entendemos que a escola na maioria das vezes tem lecionado, ou seja, ela tem seguido as convenções de que a escola tradicional está para ensinar as disciplinas que estão no seu currículo, e tem se esquecido de organizar o conhecimento, pois esse conhecer não se sintetiza apenas na abordagem do que se tem na grade curricular, pois ele é mais amplo do que se parece.

A educação é o centro da construção de um cidadão e a escola é o meio que permite esse cidadão o acesso a essa educação. Se esse meio não está organizado para atender as necessidades sociais e nem está sendo articuladora dos espaços de conhecimento, então é necessário reestruturar esse meio, tendo como eixo os professores, que fazem parte desse processo de ensino/aprendizagem.

As mídias e tecnologias são exemplos de conhecimentos que a sociedade exige, mas nem todos têm conhecimento para lidar com essas ferramentas, muitas vezes, nem nós que somos docentes, estamos preparados para usufruir desse recurso como recurso nesse processo de ensino/aprendizagem, portanto, penso que nós professores somos o foco desse processo, pois se todos os professores fossem requalificados para atender essas novas exigências sociais, estaríamos mais seguros para desenvolver um trabalho que pudesse contemplar as expectativas de nossos alunos e oportunizá-los serem cidadãos preparados para a vida. Dessa forma então, teríamos uma escola mais organizada e articuladora de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário