quinta-feira, 25 de junho de 2020

MÚSICA - A magia do CHAMAMÉ de Mato Grosso do Sul

*ESCOLA MUNICIPAL TANCREDO NEVES*
*NOME­­_____________________________________________
*PROFESSORA: LUZIA DE FATIMA LAYOLA –
*6º ANO  -  Semana de 22/06 à 03/07/2020*
*ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES (APCs)*  *ARTE*


*CONTEÚDO*: *MÚSICA*
*ATIVIDADE 01*
A magia do CHAMAMÉ de Mato Grosso do Sul
O CHAMAMÉ nasceu em Corrientes, Argentina, em pleno fulgor da Bela Época. Chegou ao sul do antigo Mato Grosso na primeira metade do século XX, trazido pelos imigrantes correntinos e paraguaios que aqui chegavam atraídos por trabalho nas atividades agropecuárias. Logo conquistou o agrado do povo, quando os sanfoneiros vibravam a sanfona nas churrascadas e festas populares. Em Campo Grande, não tardou a se formarem conjuntos típicos e, com a chegada do rádio na cidade, intensificou-se a difusão desse hino à vida, que é o Chamamé. Não tardou que entusiastas formassem grupos de intérpretes em várias cidades sul-mato-grossense, mormente em Campo Grande, onde a paixão pelo Chamamé vibrava na alma do povo. Tanto, que nas décadas de trinta e quarenta, nos domingos, os chamamezeiros se reuniam na pracinha do Portão de Ferro, no Bairro Amambaí, para tocar Chamamé perante a numerosa plateia que se juntava no local logo após a corrida de cavalos na raia da Reta de Ponta Porã, hoje Avenida Bandeirante.

01-FAZER A LEITURA DO TEXTO E RESPONDER AS PERGUNTAS BAIXO:
01-Onde surgiu o Chamamé?
02-Quando foi introduzido no Mato Grosso do Sul?
03-Por quem ele foi trazido?
04-Qual o instrumento mais importante para um bom Chamamé?
05-Você conhece algum conjunto que toca chamamé: Cite o nome dele.

  02 – Agora você vai assistir uns vídeos de chamamé Sul-Mato-Grossense e  depois convidar alguém de sua família e dançar, gravar e mandar para a professora.

*ATIVIDADE 02*
ALFABETO EGÍPCIO - HIEROGLÍFICO





*Como fazer* Pegar uma latinha de alumínio (refrigerante ou cerveja) cortar a boca e o fundo. Cortar na vertical e colocar para ficar reto um peso pode ser os livros ou tijolos. Depois que estiver bem retinha PEGAR A CANETA E ESCREVER UMA FRASE COM o hieroglífico do lado colorido da latinha, fazem assim um baixo relevo, só que terá que ser a escrita ao contrario, pois iremos ler na parte de alumínio que ficará em alto relevo.

*OBS* FAREI UM VÍDEO EXPLICATIVO E POSTAREI NO GRUPO.

*TODAS AS ATIVIDADES DEVERÃO SER FOTOGRAFADAS E ENVIADAS NO MEU PRIVADO*

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