*PROFESSORA: LUZIA DE
FATIMA LAYOLA –
Assim
como em Portugal, o Barroco no Brasil tem manifestação tardia em relação à
Europa. No Brasil, a ascensão do estilo acompanhou a descoberta do ouro em
Minas Gerais – a primeira corrida do ouro do Ocidente. Minas confere um ar
muito peculiar ao estilo no país.
*7º ANO - Semana de 22/06 à 03/07/2020*
*ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
COMPLEMENTARES (APCs)*
*ARTE*
O BARROCO NO BRASIL
O barroco
no Brasil não se desenvolveu no mesmo molde e com a mesma relevância que
nos países europeus. O estilo barroco manifesta-se tardiamente no Brasil,
onde desenvolve características peculiares, tanto na arquitetura das igrejas
como nas esculturas de santos.
O
que se nota é a existência de alguns intelectuais que, influenciados por
autores portugueses e espanhóis, conseguiram produzir, especialmente em
Salvador e, em menor escala, no Recife, algumas obras com características
barrocas.
O
aumento da produção artística barroca no Brasil, principalmente nas áreas da pintura
e da escultura, ocorreu apenas quase cem anos depois, nas cidades de Minas
Gerais, no chamado Século do Ouro (XVIII), e do Nordeste; isso porque essas
cidades, além de ricas, apresentavam intensa vida cultural e artística.
No
estado da Bahia, por exemplo, o Barroco destacou-se na decoração das igrejas.
Em Salvador (então capital da colônia), a igreja de São Francisco de Assis,
considerada uma das mais ricas e suntuosas do território, é um retrato desse
período.
Nas
cidades litorâneas, como Rio de Janeiro, Recife e Salvador, a influência da
metrópole portuguesa era maior, o que fez com que o estilo guardasse fortes
características europeias; em cidades mineradoras como Vila Rica (hoje Ouro
Preto) ou Diamantina, isoladas pela distância e pela precariedade da
comunicação, o Barroco ganhou características próprias. Traços negros e mulatos
são recorrentes nas imagens de santos e pinturas de capelas e igrejas, dada a
forte influência dos escravos.
O
principal representante do Barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio
Francisco de Lisboa (1730-1814), também conhecido como Aleijadinho. Suas obras, de forte caráter religioso,
eram feitas com madeira e pedra-sabão.
Didaticamente,
convencionou-se que o Barroco literário brasileiro teve início em 1601 com a
publicação de um poema épico, “Prosopopeia“, de Bento Teixeira (1561- 1600). Em
termos de destaque, pode-se citar o Grupo Baiano, encabeçado por Gregório
de Matos.
Principais artistas
do barroco no Brasil
A
arte barroca no Brasil esteve presente, basicamente, nas igrejas católicas da
época: na arquitetura, nos ornamentos, nas esculturas e nas pinturas.
Mestre Ataíde
Manuel
da Costa Ataíde foi um pintor do Barroco mineiro. Nasceu em Mariana, Minas
Gerais, por volta de 1762, e morreu em 1830. Mestre Ataíde, como era conhecido,
costumava representar madonas e anjos com traços bem brasileiros. Suas obras
encontram-se, principalmente, nos tetos das igrejas.
Detalhe do teto da Igreja de São Francisco de
Assis, Ouro Preto, Minas Gerais
|
No
teto da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, ele retratou uma
madona mulata, muito parecida com sua namorada, Maria do Carmo. Nos anjos,
colocou a aparência dos garotos mulatos de Vila Rica e de seus filhos.
As
cores usadas para pintar o teto dessa igreja são muito mais vivas e quentes do
que as pinturas do Barroco português. O anjo que aparece pintado com um
cajado aos pés da madona é o artista Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho
(1730-1814), que era amigo de Mestre Ataíde e também um dos grandes
representantes da obra barroca no Brasil.
Aleijadinho
Antônio
Francisco Lisboa, o Aleijadinho, é o artista brasileiro mais conhecido do
Barroco brasileiro. Foi escultor, arquiteto e entalhador, e sua vida é envolta
de mistérios.
Suas
obras mais famosas são o conjunto do Santuário de Bom Jesus de Matozinhos, em
Congonhas do Campo, um patrimônio histórico e artístico com 66 imagens
esculpidas em madeira de cedro (1796-1799), e os 12 profetas em pedra-sabão
(1800-1805).
Santuário de Bom Jesus de Matozinhos, Congonhas do Campo (MG |
Muitos
especialistas afirmam que foi Aleijadinho que fez o projeto arquitetônico da
Igreja de São Francisco de Assis, além de todos os ornamentos em seu interior.
Aos
40 anos, atacado por uma doença que o deixou deformado, sua obra ganhou
contornos góticos, e sua técnica tornou-se ainda mais diferenciada e única.
Principais autores do barroco brasileiro
Gregório de Matos
Considerado
o iniciador da poesia brasileira, Gregório de Matos, o “Boca do Inferno”, assim
denominado por sua veia satírica e crítica, nasceu na Bahia, provavelmente em
1623.
Estudou
Direito em Portugal e permaneceu na metrópole por um longo período. Retornou ao
Brasil definitivamente apenas em 1681. Graças à irreverência de seus textos
criou inimizades e acabou sendo exilado para Angola.
Já
bastante debilitado, retornou ao Brasil sob duas condições: não voltar à Bahia
e não mais escrever suas sátiras. Morreu no Recife em 1696.
Padre Antônio Vieira
Nascido
em Lisboa, em 1608, com 6 anos veio para o Brasil. Ordenado padre em 1634, logo
se destacou por sua oratória e seus sermões eloquentes. Vieira viajou muitas
vezes para a Europa. Mas regressou definitivamente ao Brasil em 1681, onde
faleceu em 1697.
Além
de seus famosos Sermões (quase duzentos), Vieira ainda escreveu inúmeras Cartas
(aproximadamente quinhentas) que versavam sobre a situação da colônia e os
rumos da Inquisição, entre outros assuntos.
ficou
conhecido pelo rigoroso estilo de suas produções. Seus sermões eram
estruturados com maestria e arte e são considerados a expressão máxima do
Barroco em língua portuguesa. Sabia prender a atenção de seus ouvintes por meio
da clareza e simplicidade, do rigor sintático e dialético, do raciocínio
lógico, intercalando trechos mais vigorosos com trechos mais descontraídos.
Atividades/exercícios:
01
- Após a leitura realizar as atividades:
1.
Através de quem o Barroco chegou ao Brasil?
2.
Onde estavam localizadas as primeiras igrejas barrocas brasileiras?
3.
Como essas igrejas eram?
4.
Explique como foi a entrada do Barroco no Brasil.
5.
O termo "barroco" está ligado a quê?
6.
Este estilo tinha uma apelação. Para quê?
7.
O barroco estava a serviço da fé. Com quem esse estilo tinha uma ligação?
8.
Quais as principais características do Barroco?
9.
Quais os artistas do Barroco?
10.
Quem foi Aleijadinho?
11.
Descreva sobre Mestre Ataíde:
02 –
Pesquisar sobre Militão dos Santos e suas obras, fazer uma intervenções do
Barroco com a Arte Naif ,com a técnica de dobraduras da Igrejinha de Festa Junina
no Interior realizar uma releitura.
EX:
Militão dos
Santos: Noite de São João
Militão dos Santos: Noite de São João |
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