quinta-feira, 20 de junho de 2013

PROJETO FOLCLORE “RESGATANDO CULTURAS” 2013
 IDENTIFICAÇÃO Denominação do Projeto: Folclore: Resgatando Culturas
 Órgão Coordenador e Órgão executor: Escola Estadual Paulo Freire Idealização e Elaboração: Joice Sovernigo Lopes e Luzia de Fatima Layola
 Período de realização do Projeto: 15 a 31 de agosto Responsáveis pela execução: Professora de Artes e Professora Gerenciadora da STE
 Público Alvo: Alunos do 1º ao 9º Ano do ensino fundamental e 1º ao 3º Ano do ensino Médio
 Duração: 15 dias
 Justificativa: O folclore faz parte do patrimônio cultural da humanidade, pois cada povo tem um próprio jeito de compreender os fatos que estão ao redor. Os textos folclóricos são lidos e falados por populares de todas as raças e religiões e que criam mitos, lendas, danças, músicas, hábitos e tradições. Folclore é o conjunto de tradições, crenças populares, conhecimentos, lendas, musicas, provérbios, superstições, jogos, poesias, artesanatos, contos, enfim, tudo que faz parte da cultura e memória de um povo. 
Objetivos: -Identificar a importância cultural do folclore -Valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado -Explorar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos -Estimular fantasia e imaginação através de pesquisa e reconstruções -Motivar produções artísticas individuais e coletivas -Despertar gosto pelas musicas e danças culturais -Resgatar as brincadeiras antigas.
 Metodologia O projeto Folclore: resgatando a cultura será desenvolvido por ano, especificando o conteúdo de cada série: -Pesquisar na STE - http://www.anossaescola.com/cr/testes/jannemary/fui_a_feira.htm http://www.anossaescola.com/cr/testes/salena/paicvol3pg33.htm http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5376 http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5234 - Leitura -Vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=35u4Va1tROk http://www.youtube.com/watch?v=35u4Va1tROk http://www.youtube.com/watch?v=35u4Va1tROk http://www.youtube.com/watch?v=35u4Va1tROk -Jogos na STE http://tca.meusjogosonline.com/jogar.asp?id=323924&jogo=jogar+Adivinhas+do+folclore+online http://www.estudamos.com.br/ortografia/folclore.php http://www.anossaescola.com/cr/testes/zileide/folclore1.htm http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?id=140&task=view http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1241 Culminância: Na finalização do projeto foi desenvolvida na Escola uma gincana com a participação de todos os alunos e professores, as provas se deram nos dias 30 e 31/08 sendo que no dia 30 foram realizadas a parte esportiva com varias brincadeiras do nosso folclore e no dia 31 foram realizadas as provas culturais com danças e teatros com o tema folclore.
 Execução da gincana: REGULAMENTO DA GINCANA CULTURAL E ESPORTIVA DA EE. PAULO FREIRE DOS OBJETIVOS: Promover à integração, o conhecimento, a descontração, o lazer, principalmente comemorar o Folclore Brasileiro.
 DAS DISPOSIÇÕES: Das disposições gerais da COMISSÃO ORGANIZADORA seguem abaixo, os dispositivos que regulamentam a Gincana Cultural e Esportiva do Folclore 1. Componentes inscritos numa equipe deverão ser todos da mesma sala. 2. Estar presente no horário estabelecido. 3. Participar com entusiasmo, empenhando-se para apresentar, da melhor maneira possível as tarefas. 4. Ter espírito esportivo e união entre as equipes, respeitando todos os seus membros. 5. Não serão permitidas vaias durante a realização das tarefas das respectivas equipes. A Equipe que desrespeitar esta norma perderá 100 pontos a cada manifestação de vaias. 6. Os pedidos de impugnação de tarefas obedecerão aos seguintes critérios: a) Só poderá ser feito pelo coordenador/professor ou coordenador aluno da equipe Por escrito; b) Tempo para reclamação, no máximo 15 minutos após o término da prova; c) No ato da reclamação trazer a fonte que comprove a irregularidade da equipe.
DA COMISSÃO ORGANIZADORA: Para ajudá-la em suas atividades, a Comissão Organizadora poderá convocar outras pessoas, tantas quantas achar necessário.
 DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES: Cada equipe será representada por uma cor. (escolher com os líder da sala a forma de representar a cor) ex: fitas, camiseta, bandana, etc. Algumas provas, devido ao grau de dificuldade poderão ser entregues às equipes com Antecedência, embora todas devam ser cumpridas durante a realização da XI Gincana. Cada equipe poderá contar com professor/coordenador que lhes dará assessoria e ao mesmo caberá zelar pela motivação, incentivo e disciplina da equipe. Cada equipe deverá escolher um coordenador entre os membros da equipe. Qualquer dúvida sobre as atividades procurar a Comissão Organizadora antes do prazo final de sua entrega, pois vencido o horário não serão mais dadas explicações às equipes.
DA REALIZAÇÃO: A Gincana Cultural e Esportiva será realizada em etapas: 1ª Etapa Tarefas Antecipadas - 28/08/2012 2ª Etapa - Tarefas esportivas - 30/08/2012 3ª Etapa – Tarefas culturais -31/08/2012
DA PREMIAÇÃO: Medalhas e 1 ponto na média em todas as matérias para a equipe campeã. Tarefas Antecipadas deverão ser entregue para a equipe organizadora no dia 28/08/2012. 1ª prova: enquete site wwwpaulofreire.blogspot.com Foi disponibilizado no blog da escola uma enquete da equipe que vencerá a gincana 2012. Vencerá a equipe que ao final do período de votação obtiver o maior percentual de votos. O período de votação será entre 15/08 a 28/08/2012
 PONTUAÇÃO : - 1º LUGAR – 100 PTS -
                               2º LUGAR – 90 PTS -
                               3º LUGAR – 80 PTS
 Ler mais... ou no site https://sites.google.com/site/eepfiguatemi/projetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário