"TODAS AS ARTES CONTRIBUEM PARA A MAIOR DE TODAS AS ARTES, A ARTE DE VIVER." (BERTOLD BRECHT)
quarta-feira, 13 de abril de 2011
13 DE ABRIL "DIA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO"
13 de Abril - Dia do Hino Nacional Brasileiro
Sempre emociona se tocado em grandes ocasiões e, principalmente, quando os nossos atletas sobem ao pódio, elevando cada vez mais o nome de nosso país.
Você sabia?
Ele foi tocado pela primeira vez em 1831 e só em 1909 ganhou a letra de Joaquim Osório Duque Estrada.
Em 300 anos de história, o Brasil, a rigor, não teve hino algum que fosse seu. Também em Portugal, até o século XVIII, só se cantava o Hino do Rei, que era mudado toda vez que morria um monarca. Pois o Brasil, mesmo depois de sua independência, por nove anos viveu sem hino.
A história do Hino Nacional Brasileiro é pouco divulgada e geralmente se limita a uma breve referência aos autores da letra e da música. No entanto, ela é riquíssima e reflete os momentos mais importantes de nossa História.
O hino brasileiro nasceu ao calor das agitações populares, num dos momentos mais dramáticos de nossa História, quando a independência do Brasil vacilava em razão dos desmandos autoritários do mesmo soberano que a proclamara. Para comemorar a abdicação de D. Pedro I, forçada pelo clamor dos patriotas, Manuel da Silva (discípulo de José Maurício e, por algum tempo, de Segismundo Newkomn) refez o hino, que criara em 1822, para saudar nossa emancipação política e que se transformou num grito de rebeldia da Pátria livre contra a tutela portuguesa.
Por mais incrível que pareça, durante quase um século, o Hino Nacional Brasileiro foi executado sem ter, oficialmente, uma letra. As muitas tentativas de acrescentar um texto à música não vingaram.
Os versos não eram bons: os primeiros, carregados de ressentimentos, insultavam os portugueses; os outros pecavam pelas bajulações ao soberano reinante. Assim, a composição de Francisco Manuel da Silva - uma marcha destinada à consagração do hino - só em 1909 recebeu uma letra definitiva. E apenas em 1922, finalmente completa, foi oficializada como Hino Nacional Brasileiro.
Segundo Luís Heitor de Azevedo Correia, o Hino Nacional Brasileiro foi cantado pela primeira vez no cais do Largo do Paço (ex-cais Faroux, atual Praça 15 de Novembro, no Rio de Janeiro), executado entre girândolas de foguetes e vivas entusiásticos, quando da partida de D. Pedro I. Portanto, em 13 de abril de 1831.
Uma letra para o Hino Nacional
Somente em 1906, Coelho Neto propôs à Câmara dos Deputados que fosse dado ao Hino Nacional um só poema, proposta esta que só se concretizou 16 anos depois. Assim a letra definitiva do Hino Nacional foi escrita em 1909, por Osório Duque Estrada. Porém só foi oficializada por Epitácio Pessoa em 1922, às vésperas do 1º Centenário da Independência. Por ter sido originalmente criada para execução em orquestra, a música foi adaptada para também poder ser cantada.
Todas as Pátrias têm sua Bandeira e seu Hino, que são sagrados. O Hino Nacional Brasileiro constitui, por sua significação histórica, um símbolo Nacional.
Sua música foi feita pelo maestro Francisco Manuel da Silva (1795-1865), quando D. Pedro I abdicou, sendo cantado pela primeira vez, com outra letra, em 13 de abril de 1831, num ambiente exaltado para comemorar a vitória dos patriotas brasileiros. O hino exprimia então a independência e a liberdade.
Mais tarde, em 1840, na coroação de D. Pedro II, foi cantada outra vez, com letra referente ao fato, significando a esperança dos brasileiros em ver a Pátria unida e livre das guerras entre irmãos.
Depois, na Guerra do Paraguai, é ainda a mesma música que enche os campos de batalha, encorajando os brasileiros a enfrentar a luta.
Quando se proclamou a República, vários hinos foram apresentados, em concurso, para a escolha do Hino de nossa Pátria. E a música de Francisco Manuel foi consagrada como o Hino Nacional Brasileiro.
Em 1922, no ano do centenário de nossa Independência, foi adotado com a letra do poeta, professor, crítico literário, integrante da Academia Brasileira de Letras e jornalista carioca Joaquim Osório Duque Estrada (1870-1927), vencedor de um concurso público para a escolha da letra.
Texto de Micaldas Corrêa retirado da "Cartilha da Mocidade", de sua autoria.
Hino Nacional Brasileiro, vídeo feito pelo meu aluno do 9º ano João Pedro, na STE.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário