"BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS”
LOCAL: ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE IGUATEMI - MS ANO: 2012
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
Tema: “Brincadeiras de Crianças.”
Tempo de execução: 45 dias – novembro/ dezembro de 2012.
Característica: Projeto de Arte
Série a que se destina: Ensino Fundamental Séries Iniciais
Professora Idealizadora: Luzia de Fátima Layola
JUSTIFICATIVA
Quando brinca, a criança elabora hipóteses para a resolução de seus problemas e toma atitudes além do comportamento habitual de sua idade, pois busca alternativas para transformar a realidade. Os seus sonhos e desejos, na brincadeira podem ser realizados facilmente, quantas vezes o desejar, criando e recriando as situações que ajudam a satisfazer alguma necessidade presente em seu interior.
Vygotsky assinalou que uma das funções básicas do brincar é permitir que a criança aprenda a elaborar/ resolver situações conflitantes que vivencia no seu dia a dia.
Neste sentido, o presente projeto ganha força, pois busca resgatar a importância das brincadeiras, utilizando para este fim o trabalho com obras do artista plástico Ivan Cruz, que expressa através de pinturas, às brincadeiras que vivenciou em seus momentos de infância. Suas obras servirão como convite para novas brincadeiras a serem desenvolvidas na instituição.
OBJETIVOS
- O objetivo principal do projeto é valorizar o gosto pelo brincar, mergulhando na magia dos brinquedos e brincadeiras de antigamente. Essa viagem, certamente, trará momentos agradáveis de diversão e de alegria. Além disto, outros grandes objetivos nortearão este projeto, sendo eles:
- Desenvolver a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
- Reconhecer a importância dos brinquedos e brincadeiras, como elementos da cultura local;
- Promover a socialização e interação afetiva entre as crianças;
- Incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça, solidariedade, autoestima;
- Reforçar a importância do brincar;
- Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade;
- Conhecer a biografia do artista Ivan Cruz e algumas de suas obras de arte;
- Dar as crianças noção de arte através dos quadros e/ou esculturas e/ou gravuras e/ou desenhos e/ou aquarelas expostas criando a sensibilidade para apreciá-la e fazer arte;
- Incentivar a prática de jogos infantis, brincadeiras lúdicas e saudáveis;
- Trabalhar a ideia da confecção dos seus próprios brinquedos;
- Ensinar o “brincar conjunto” para alimentar o convívio social;
- Incentivar a reciclagem e mostrar as brincadeiras antiecológicas;
- Despertar a imaginação;
- Resgatar de forma lúdica e artística, a história das brincadeiras e os valores sociais, que estão sendo esquecidas na sociedade técnico-urbana dos dias atuais;
DESENVOLVIMENTO
O projeto será norteado pelas obras do artista plástico Ivan Cruz, onde serão apresentados às crianças alguns trabalhos que fazem parte da série “Brincadeiras de Criança”, em que, como o próprio tema sugere, o artista retrata através de pinturas, diversas brincadeiras infantis.
O trabalho será desenvolvido da seguinte forma:
- Organização do planejamento, usaremos as aulas de Arte, para que seja desenvolvido o projeto;
- Roda de conversa e apreciação, visando conhecer o artista plástico e suas obras;
- Organização de espaço e tempo para a realização das brincadeiras;
- Releitura das obras de arte;
- Momentos de diálogo, onde as crianças poderão expressar suas opiniões acerca das brincadeiras realizadas;
- Registro fotográfico das vivências do projeto, etc.
AVALIAÇÃO
A avaliação visará entender o processo de cada criança e a significação que cada brincadeira comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deverá fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.
Portanto, a avaliação ocorrerá no decorrer do projeto, buscando identificar se os objetivos traçados foram alcançados.
RELEITURA DAS OBRAS DE IVAN CRUZ
Adorei
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