quinta-feira, 10 de março de 2011


ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE PROJETO FOLIANDO NO CARNAVAL

DIREÇÃO: ♦Cecília Welter Ledesma COORDENAÇÃO PEDAGOGICA: ♦Adelir Terezinha Haveroth ♦Adauto Teixeira ♦Vilma Farias

PROFESSORA REGENTE: Luzia de Fatima layola Nunes Email: luzzia_layola@hotmail.com


PROFESSORES COLABORADORES:

Todo Corpo Docente PUBLICO ALVO: Comunidade escolar DURAÇÃO: 15 Dias INÍCIO:14/02/2011 à 04/03/2011 CONTEÚDO FOCO: A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país é uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas, por sua tradição, cor, ritmo e magia. O canaval é uma festividade que vale a pena ser aprofundada e bem trabalhada com as crianças. Apesar de ser um referencial na cultura brasileira, sua origem é muito antiga. Originado na Roma Antiga, foi incorporado ao cristianismo marcando um período de festividade entre o Dia de Reis e a quarta-feira anterior à Quaresma. A maneira como é comemorado sofreu variações no decorrer dos tempos e o que temos hoje sofreu uma grande influência das comemorações ocorridas durante a Idade Moderna com os bailes de máscara, as fantasias e os carros alegóricos. JUSTIFICATIVA: Este projeto se justifica a partir da constatação de que tanto os alunos, quanto os professores desta UE, estavam necessitando de algo que os estimulassem na aplicação de atividades motivadoras que os envolvessem prazerosamente. Aproveitando o período de carnaval, elaboramos este projeto, com o fim de resgatar a história e a cultura tão ricas que envolvem os folguedos carnavalescos. Assim, respeitando a individualidade e religiosidade da comunidade, preparamos um grande baile de carnaval, com o objetivo de agitar a comunidade escolar, motivando-os e incentivando-os a participarem ativamente dos preparativos da nossa festa carnavalesca. OBJETIVOS: • Despertar no aluno o interesse e a curiosidade em relação às Folias de Carnaval; • Resgatar culturas e tradições esquecidas para os mais velhos e desconhecidas para os mais novos; • Levar o aluno a comparar o comportamento dos foliões do carnaval do passado e do presente. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: * Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo; * Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características; * Coletar dados sobre o carnaval no Brasil; * Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão; * Desenvolver o gosto pela leitura; * Trabalhar o raciocínio e a memória; * Desenvolver a linguagem oral e a escrita; * Desenvolver o gosto por poemas e músicas; * Desenvolver a percepção e a coordenação motora; * Estimular o ritmo; * Despertar e educar a atenção e a observação; * Proporcionar liberdade de auto-expressão; * Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador; * Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas; * Trabalhar com seqüência de numeração; * Desenvolver a percepção usual do número; * Trabalhar com psicomotricidade; * Estabelecer regras para o jogo. CONTEÚDOS: * O Carnaval; * Linguagem oral e escrita; * O fazer artístico; * Apreciação musical * Expressividade * Equilíbrio e coordenação; • RECURSOS: Equipamento de som; • Máquina digital; • CDs com músicas carnavalescas; • STE DESENVOLVIMENTO: A ideia do projeto de carnaval foi levada à direção e aos professores, sendo aceita por todos sem restrições. Começamos então, a por em prática a través de planejamento, o que cada turma iria apresentar no dia marcado para o nosso Baile de Carnaval. Começamos as atividades, apresentando o carnaval às turmas sob forma de pesquisa, trabalhos em grupos na confecção de materiais usados nas folias de carnaval. As marchinhas carnavalescas foram selecionadas e distribuídas nas turmas para serem trabalhadas como atividades em sala de aula. Organizamos vários Blocos carnavalescos, de acordo com a música ensaiada na sala de aula, para concluir o nosso trabalho. CULMINÂNCIA: Este Projeto, foi concluído no dia 04 de março de 2011. * Na festa carnavalesca do período Matutino e Vespertino, os alunos vieram fantasiados e a aproveitaram muito bem a festa dançando, cantando, participando dos trenzinhos e se entrosando com as crianças de outras turmas com alegria e amizade. Fechando toda a programação com desfile dos blocos carnavalesco de acordo com a marchinha que os mesmo escolheram para representar e no final um grande baile de carnaval, onde todos nos divertimos muito. A festa foi maravilhosa. O resultado estava estampado no sorriso de satisfação de todos os presentes na escola e participantes deste evento experimental. AVALIAÇÃO: A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma contínua e diagnóstica; com a intenção primordial de rever a própria prática docente criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem-se suas potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades propostas envolvendo o Carnaval (de acordo com as peculiaridades de cada aluno) no decorrer do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário