terça-feira, 29 de março de 2011

PROJETO CIRCO



ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE
PROJETO “GRANDE CIRCO DA ALEGRIA”

DIREÇÃO:

♦Cecília Welter Ledesma


COORDENAÇÃO PEDAGOGICA:

♦Adelir Terezinha Haveroth

♦Adauto Teixeira

♦Vilma Farias

PROFESSORA REGENTE:
Luzia de Fatima layola Nunes
Email: luzzia_layola@hotmail.com
Blog: http://www.llayolartes.blogspot.com

PROFESSORES COLABORADORES:
Todos O Corpo Docente


PUBLICO ALVO:
Toda a comunidade escolar

DURAÇÃO: 15 Dias
INÍCIO:14/03/2011à 28/03/2011

CONTEÚDO FOCO:
O CIRCO
A palavra circo vem do latim circos = círculo, pois o picadeiro é redondo.
Os primeiros espetáculos de circo foram realizados em Roma, no tempo do Império; eram principalmente constituídos de corridas de carros. Entre uma corrida e outra, ofereciam-se aos espectadores cenas de malabarismo e de acrobacia, combates de animais selvagens e espetáculos aquáticos em piscinas cavadas no meio do picadeiro.
Após a queda do império Romano, não houve circo durante séculos, exceto na Espanha, onde, desde o século XI, se realizam touradas.
Foi na Inglaterra, há menos de dois séculos, que reapareceu o circo. Companhias de palhaços e acrobatas viajavam pelo País, representando nas praças de cidades e aldeias. Mas desde o século XVIII se instalaram em teatro próprio.
Com o passar do tempo, os circos ambulantes começaram a dar apresentações em tendas em vários países. Aos números habituais de seu repertório, acrescentaram-se outros: trapezistas, acrobatas, domadores de animais selvagens. Os artistas de um grande circo formam conjunto muito importante. A companhia conta ainda com diretores de espetáculos, pois a encenação de um circo ambulante, a armação de tenda, arquibancada e cenários exigem grande trabalho.
(Texto retirado da Enciclopédia Delta Júnior)
No Brasil , comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.
Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.
O Circo encanta, nos faz sonhar, nos emociona, diverte!Feliz de quem já foi a um circo, já sentiu de perto esse mundo mágico. Parabéns ao circo e aos nossos artistas!

JUSTIFICATIVA:
Este projeto visa destacar para os alunos as principais características sobre o Circo e sua influência na vida de todos nós. O tema escolhido propicia um ambiente extremamente favorável para que os educandos desenvolvam, participem e tornem-se protagonistas de um processo contínuo. Todos os sentidos e significados possíveis ligados ao circo serão explorados pelas crianças através de atividades que mostram o rico Mundo do circense tais como: cantigas, filmes (que mostram palhaços, artistas, trapezistas), pinturas, desenhos, contos infantis, teatro com fantoches, entre outras que despertem a curiosidade dos educandos em relação ao tema em destaque. É importante que eles conheçam o universo circense. Esse envolvimento apenas torna mais natural e significativo o caminho da aprendizagem.
Portanto, o referido projeto é de suma importância para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos e de como a metodologia centrada na arte-educação pode ajudar no aprendizado das crianças, ligando a grade curricular às práticas lúdicas.

OBJETIVOS:
Possibilitar através do lúdico o conhecimento dos educandos das diversas faixas etárias acima sobre a vida circense, desenvolvendo dessa forma as diferentes linguagens e conhecimentos conforme a Proposta Política Pedagógica da instituição.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade;
- Aprimorar a motricidade fina através de trabalhos manuais e manuseio de materiais;
- Promover o contato com cores, formas e tamanhos, construindo nações sobre esses atributos;
- Valorização da arte circense;
- Aquisição de conhecimentos sobre a história do circo;
- Conhecer vários tipos de profissionais que trabalham no circo;
- Identificar as semelhanças e diferenças entre os animais do circo;
- Identificar as ações de um integrante de um circo;
- Conhecer como vive a família circense;
- Conhecer os principais animais existente no circo (domésticos, selvagens, aquáticos).
* Coletar dados sobre o Circo;
* Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
* Desenvolver o gosto pela leitura;
* Trabalhar o raciocínio e a memória;
* Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
* Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
* Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
* Proporcionar liberdade de auto-expressão;
* Trabalhar com seqüência de numeração;
* Desenvolver a percepção usual do número;
* Trabalhar com psicomotricidade;

CONTEÚDOS:
* O Circo;
* Linguagem oral e escrita;
* O fazer artístico;
* Apreciação musical
* Expressividade
* Equilíbrio e coordenação;

• Português: Poesias, músicas, jograis, textos, parlendas, trava-língua, ortografia, gramática, vocabulário e dobradura.
• Matemática: geometria, cores, comprimento, cálculo de área, operações matemáticas.
• Ciências: trabalhar os animais mais comuns no circo, Ex: elefante, leão, foca,urso, macaco, etc.
• Geografia: Localização no mapa mundi e/ou globo terrestre de Roma, Espanha e Inglaterra.
• História: Trabalhar a parte histórica do texto.
• Arte: Propor um trabalho de modelagem com massinha dos artistas do circo. Improvisar entre os alunos um espetáculo de circo em que cada um desenvolva a sua habilidade.
• Meio-Ambiente: Você acha correto a exploração de animais no circo?


RECURSOS:

Equipamento de som;
• Máquina digital;
• CDs com músicas carnavalescas;
• STE.

DESENVOLVIMENTO:
A idéia do projeto de carnaval foi levada à direção e aos professores, sendo aceita por todos sem restrições. Começamos então, a por em prática a través de planejamento, o que cada turma iria apresentar no dia marcado para a realização do espetáculo “O GRANDE CIRCO DA ALEGRIA”
Começamos as atividades, apresentando o Circo às turmas sob forma de pesquisa, trabalhos em grupos na confecção de materiais usados nas apresentações.
Cada sala de aula com ajuda de seu professor líder e de Artes organizaram seu espetáculo para ser apresentado para toda a comunidade escolar.

CONCLUSÃO:
Este Projeto, foi concluído no dia 28 de março de 2011. , com a organização de exposição dos trabalhos realizados pelos alunos em sala de aula: Fechando toda a programação com um grande circo montado no antro escolar onde todas as salas fizeram a apresentações de seus espetáculos.
Foi maravilhoso trabalhar este projeto e muito gratificante, pois os alunos mostraram através do espetáculo, suas habilidades e desenvolturas.

AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma contínua e diagnóstica; com a intenção primordial de rever a própria prática docente criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem-se suas potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades propostas envolvendo o Circo (de acordo com as peculiaridades de cada aluno) no decorrer do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário