Atividades
Pedagógicas Complementares (APCs)
Disciplina
de Arte
Professora:
Luzia de Fatima Layola Nunes
Turma: 3º
Fase da EJA
AULAS DO DIA 02/04/2020 E 03/04/2020
*Conteúdo: Pontilhismo
*Vídeo aula
*Atividades
*Pesquisa.
*Leitura do texto no meu blog : CANTINHODALU
Orientações:
* Ler o texto;
*Pesquisar imagens do
Pontilhismo e colá-las em seu caderno;
* Fazer as atividades no
link - https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdgC-ufzz2QOtu9h1gIq-Zs8tek-b7YfISMhSRBWtV8caTMpw/viewform?usp=sf_link
*Não esqueça o nome no
formulário.
Bons estudos!
Pontilhismo
“Técnica de pintura baseada numa ilusão”
Iniciado
no século XIX, por volta de 1880, com fortes influências do Impressionismo, o
Pontilhismo teve sua primeira criação na França, por meio dos artistas George
Seurat e Paul Signac. Essa técnica muito rica consiste na pintura com a
utilização de pontos pretos e brancos ou coloridos, bem próximos uns dos
outros, a fim de provocar uma justaposição e uma ilusão de ótica a quem está
observando.
O
importante nessa técnica é muita prática porque ela não pode ter nenhum defeito
e nem ficar com espaços em branco. Esse
movimento artístico ficou conhecido como cromoluminarismo, pintura de pontos,
divisionismo ou, homenageando seus inspiradores, neo-impressionismo.
Os pioneiros nesse movimento foram Georges Seurat e Paul
Signat, porém outros grandes nomes estão vinculados, como Henri-Edmond Cross,
Edgar Degas, Charles Angrand, Chuck Close, o mais famoso deles Vincent Van
Gogh, entre outros.
Originalmente
foi desenvolvido pelo Neo-Impressionista Georges Seurat. Este movimento também
está associada com Paul Signac e Henri-Edmond Cross.
pontilhismo-
1Quando
as obras são vistas de longe, a certa distancia, os pontos com os quais as
pinturas são feitos, não se conseguem distinguir. Em lugar disso, se produz um
efeito visual que nos leva a perceber outras cores.
Isto
significa que com o mesmo conjunto de cores primárias, os pontilhistas podem
gerar uma gama de cores diferentes.
Isto
quando comparados com artistas usando as cores tradicionais ou técnicas de
mistura de cores.
O
resultado é por vezes descrito como brilhante, uma vez que é o olho do
observador quem faz a mistura, e não o pincel.
COMO SE EXPLICA ESTE EFEITO?
Este
efeito pode ser explicado a traves do conhecimento da teoria das cores e dos
efeitos das cores aditivas e subtrativas.
Geralmente
quando as cores são produzidas por pigmentos misturados fisicamente, falamos da
teoria da cor subtrativa nas obras.
Segundo
esta teoria, a mistura dos pigmentos das cores primárias produz menos luz. Por isso, se nós misturarmos pigmentos vermelha
azul e amarelo (cores primárias subtrativas), obtemos uma cor negra.
Quando as
cores, no entanto, são produzidas pela mistura da cor luz, então falamos da
teoria aditiva da cor nos trabalhos.
Nesta
teoria, a mistura das luzes das três cores primárias produz mais luz. Por isso,
se nós misturarmos vermelho, azul e verde luz (aditivos primários) obtém algo
que se assemelha a luz branca.
O QUE É
DIFERENTE NO PONTILHISMO?
O que há de diferente no pontilhismo é a forma de
misturar as cores.
O efeito brilhante no pontilhismo aumenta a partir
do fato de que a mistura subtractiva é evitada. Produz-se uma mistura mais
próxima do efeito aditiva obtida através dos mesmos pigmentos.
O tipo de pincelada utilizada no pontilhismo é
feita à custa das tradicionais pinceladas que poderiam ser utilizadas para
delinear textura.
Para esclarecer mais um pouco este estilo de
pintura, podemos fazer uma semelhança do pontilhismo com os receptores de
televisão ou ecrãs de computadores tanto CRT e LCD. Eles se baseiam em minúsculos
pontos primários vermelho, verdes e azuis que se misturam entre si para formar
uma grande diversidade de cores. Isto claro é só desde um ponto de vista
ilustrativo.
Agora é com você, utilize
a técnica do pontilhismo para criar sua obra. O tema é livre solte sua
imaginação e toda sua criatividade artística. Nessa atividade você poderá usar
a folha todo do caderno (opcional) para melhor ampliação e organização da obra.
"Não se pode ensinar nada a
um homem. Pode-se apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele
mesmo." Galileu Galilei
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