quinta-feira, 28 de maio de 2020

*ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES- APCs – ARTE* 6º ANO


*ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES- APCs – ARTE*
PROFESSORA: LUZIA DE FATIMA LAYOLA – CELULAR *981319716*
6º ANO  -  Semana de 19/05 à 29/05/2020
*CONTEÚDO: EGITO*
*ERA UMA VEZ NO EGITO...*
O Egito foi uma das principais civilizações da antiguidade e nos deixou uma produção cultural riquíssima. Através de pinturas, relevos, e anotações existentes nas paredes das ruínas de palácios, túmulos (pirâmides, hipogeu, mastabas) e templos conhecemos a sua história. Os egípcios eram grandes conhecedores da matemática, astronomia, medicina, engenharia, arquitetura, artes, etc.
A pedra da união O mais antigo documento egípcio é esse pedaço de estela (bloco de pedra) com desenhos nas duas faces. Numa delas o faraó Nârmer é representado com a coroa do Alto Egito; na outra ele aparece com a coroa do Baixo Egito. Isso simboliza a unificação das duas nações. Como a pedra foi datada de aproximadamente 3200 a.c., estabeleceu-se que a história do Egito unificado teve início nessa época.
*ARTE EGÍPCIA*
A Arte Egípcia nasceu há mais de 3000 anos A.C. e está ligada à religiosidade, visto que a maior parte das suas estátuas, pinturas, monumentos e obras arquitetônicas se manifesta em temas religiosos. Assim, o interior dos templos, bem como as peças ou espaços relacionados com o culto dos mortos, eram artisticamente elaborados. Os túmulos são um dos aspectos mais representativos da arte egípcia. Isso porque os egípcios acreditavam na imortalidade da alma e que ela poderia sofrer eternamente, caso o corpo fosse profanado.
Daí decorre a mumificação e o caráter monumental do local onde as múmias eram colocadas, cujo objetivo estava voltado para protegê-las pela eternidade. Era importante para essa civilização retratar o máximo possível, preocupando-se mais com a integralidade das cenas do que com a beleza. Não tinham, portanto, o objetivo de representar a natureza tal como era. Em vista disso, criaram um estilo de desenho muito singular, de modo que tudo que precisassem representar na cena aparecesse com clareza e objetividade.



*ATIVIDADES  01*

*Observar a imagem e fazer o Desenho em seu caderno*.







 ATIVIDADE 02

Com galhos secos e papel higiênico fazer uma múmia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário