quinta-feira, 28 de maio de 2020

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES(APCs) ARTE 7º ANOS / 4ª FASE EJA


ESCOLA MUNICIPAL TANCREDO NEVES

NOME­­________________________________________________________________
PROFESSORA: LUZIA DE FATIMA LAYOLA – CELULAR 981319716
7º ANO A/B  -  4ª FASE DA EJA   -  Semana de 19/05 à 29/05/2020


ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES(APCs)      ARTE


Antes do Realismo,, os temas se limitavam a fatos do mundo moderno; os artistas conseguiram reproduzir perfeitamente o que viam, mas sempre à forma da idealização e teatralidade. Agora eles se preocupavam em fazer uma imitação precisa de percepções visuais sem alterações.
Sobriedade, camponeses e classe trabalhadora urbana ao invés de deuses, deusas e heróis da antiguidade; o que era real mesmo e palpável.
Entre 1850 e 1900 surge nas artes européias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética que se desenvolveu ao lado da crescente industrialização das sociedades. O homem europeu, que tinha aprendido a utilizar o conhecimento científico e a técnica para interpretar e dominar a natureza, convenceu-se de que precisava ser realista, inclusive em suas criações artísticas, deixando de lado as visões subjetivas e emotivas da realidade.

São características gerais:
* o cientificismo
* a valorização do objeto
* o sóbrio e o minucioso
* a expressão da realidade e dos aspectos descritivos
ARQUITETURA
Os arquitetos e engenheiros procuram responder adequadamente às novas necessidades urbanas, criadas pela industrialização. As cidades não exigem mais ricos palácios e templos. Elas precisam de fábricas, estações, ferroviárias, armazéns, lojas, bibliotecas, escolas, hospitais e moradias, tanto para os operários quanto para a nova burguesia. Em 1889, Gustavo Eiffel levanta, em Paris, a Torre Eiffel, hoje logotipo da "Cidade Luz".

ATIVIDADES 01

Fazer a releitura no caderno da Torre Eiffel. Colorida




ATIVIDADE 02
Fazer a leitura do texto.
“Caipira Picando Fumo” é uma das obras marcantes do pintor brasileiro Almeida Júnior, um dos responsáveis por introduzir o homem brasileiro na pintura. 
Em razão disso, sua obra está repleta de tipos que nos são bastante comuns.
O caipira é a única figura humana a fazer parte do quadro. Ele é um homem de meia idade, forte, de rosto marcado pela dureza da vida, que usa uma camisa branca de mangas compridas que vão até o punho, com uma abertura em forma de V no peito, e uma calça amarronzada, gasta, com a barra dobrada quase no meio da perna.
O homem encontra-se calmamente sentando sobre toras, em frente ao paiol feito de taipa, picando seu pedaço de fumo com uma enorme faca, prestando atenção no que está fazendo.
O caipira já preparou a palha de milho, que se encontra atrás de sua orelha esquerda, para receber o fumo picado. No chão, em volta dele, é possível ver um monte de palhas espalhadas.
Almeida Junior destaca com grande realismo as mãos ásperas e os pés toscos do caipira, com as unhas sujas de barro, assim como a calça, assinalando a vida dura que leva no trato com a terra.
Atrás dele vê-se uma porta entreaberta, sombreada, e, à frente, uma árvore reflete sua sombra no chão.
Parece ser este um momento de grande prazer para o homem da terra.
O sol também aparece indiretamente como coadjuvante na composição que mostra que o homem convive com a sua luz, trazendo luminosidade para a sua simples camisa branca.
Esta obra ficou conhecida pela contribuição regionalista da pintura brasileira e por incentivar um rompimento (ao menos na temática) dos argumentos europeus reconhecidos pelo pintor ituano.
A pintura do “Caipira Picando Fumo” nos dá possibilidade de percebermos a relação homem- terra.
A obra chama a atenção não só para o estudo dos costumes, mas, sobretudo para a questão natural da existência do caboclo nas terras do interior paulista.

Picador de Fumo, 1893 José Ferraz de Almeida Júnior

ATIVIDADE


VAMOS FAZER A INTERVENSÃO DESTA OBRA DE ALMEIDA JUNIOR, COM A NOSSA REALIDADE AQUI EM IGUATEMI.
Você deverá fazer o desenho de como o homem aqui passa seu tempo sentado e descansando. Ele fica picando fumo? Ele fica fazendo leitura? Fica no celular? Fica tomando terere?
Faça no seu caderno e guarde para correção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário