TEATRO NA ESCOLA
PROFESSORES REGENTES:
• LUZIA DE FATIMA LAYOLA NUNES
• EMAIL: luzzia_layola@hotmail.com
• BLOG: http://llayolartes.blogspot.com/
• ROSANA MONTOVANI
•EMAIL: Rosana.mantovani@uol.com
INTRODUÇÃO:
• O TEATRO NA EDUCAÇÃO TEM COMO PAPEL TRAZER PARA A SALA DE AULA AS TÉCNICAS DO TEATRO E APLICÁLAS NA COMUNICAÇÃO DO CONHECIMENTO. TANTO FAZ O ALUNO ESTAR COMO ESPSCTADOR OU FIGURANTE, O TEATRO SE TORNA FORTE INSTRUMENTO PADAGÓGICO, POIS COMO MÉTODO PODE SER BASTANTE EFICAZ PARA ENTENDER UM DETERMINADO TEMA, ALÊM DE FAZÊ-LO REFLETIR SOBRE UMA QUESTÃO MORAL ATRAVÉS DO IMPACTO EMOCIONAL QUE LHE É CAUSADO. DESSA FORMA, PODEM-SE ANALISAR OS ASPECTOS PRÁTICOS, DE SUA UTILIZAÇÃO PELO ORIENTADOR EDUCACIONAL.
A UTILIZAÇÃO DO TEATRO PODE E DEVE SE CONSTITUIR NUM INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE, INDEPENDENTE DE ONDE ESTA ATIVIDADE TEATRAL ESTEJA SENDO REALIZADA.
APRENDER É UMA ATIVIDADE ÚTIL E NECESSÁRIA, PORÉM SOMENTE A DIVERSÃO É ABSOLUTAMENTE AGRADAVÉL. SE FOSSE POSSÍVEL ENTÃO UNIR O ATO DE APRENDER E O ATO DE DIVERTIR, A SALA DE AULA SERIA UM LOCAL MAIS PROPENSO PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS PRAZEROSA.
NÃO CABE AO TEATRO PEDAGÓGICO FORMAR ATOR E ATRIZES EM SALA DE AULA, POIS PARA ISSO EXISTEM AS ESCOLAS DE TEATRO E OFICINAS. O QUE O EDUCADOR DEVE BUSCAR COM TAL MÉTODO É A TRANSFORMAÇÃO DO APRENDIZADO DENTRO DO EDUCANDO INSERINDO-O NO UNIVERSO DRAMÁTICO LEVANDO-O A COMPREENDER O TEATRO COMO ALGO QUE PROVOQUE QUESTIONAMENTO E ELIMINE DÚVIDAS.
UMA VEZ QUE A ATIVIDADE TEATRAL ESTÁ INSERIDA NO UNIVERSO ESCOLAR E ESTA ENTUSIAMADA A TODOS HÁ DE SER PERCEBER QUE TAL INSTRUMENTO PASSARÁ A SER MAIS USADO E QUESTIONADO. NÃO É NECESSÁRIO QUE SE BUSQUE A PERFEIÇÃO QUE O TEATRO AMADOR OU PROFISSIONAL EXERCEM, MAS É IMPORTANTE TER A CONCIÊNCIA DE QUE O PRODUTO FINAL QUE AMBOS, PROFESSOR E ALUNO DEVEM TER COMO OBJETIVO É O QUE VAI SER MOSTRADO E NÃO COMO VAI SER MOSTRADO.
TENDO COMO ELEMENTO NORTEADOR O COTIDIANO, PODE SE DISCUTIR ATRAVÉS DO TEATRO QUALQUER COISA. POIS, NÃO É INTENÇÃO APENAS FACILITAR O APRENDIZADO DAS DISCIPLINAS, MAS ABRIR DISCUSSÃO ACRECA DAS QUESTÕES MAIS INQUEITANTES DO SER HUMANO. ASSIM O TEATRO CONTRIBUE PARA A TRANSFORMAÇÃO DE UM NOVO MUNDO. SE AS ESCOLAS PÚBLICAS INCORPORASSEM A PROPOSTA DO TEATRO COMO PRATICA PEDAGOGICA PARA EDUCAÇÃO, CONTRIBUIRIA PARA O APERFEICOAMENTO DOS PROFESSORES NO QUE DIZ RESPEITO À METODOLOGIA DE ENSINO. OS ALUNOS SE SENTIRIAM IMPORTANTE SE OS COLOCASSEM COMO FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DOS PROCESSOS DIDÁTICOS. ASSIM, ELES SE SENTIRIAM MAIS ESTIMULADOS E PARTICIPARIAM COM MAIS FREQUENCIA ÀS AULAS. ASSIM ALUNOS E PROFESSORES ESTARIAM MAIS PRÓXIMOS NO QUE DIZ RESPEITO À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
OBJETIVO:
• O PROJETO TEM POR OBJETIVO RETRATAR OS BENEFICIOS PARA O ENSINO DO TEATRO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA ATUALIDADE. INICIALMENTE, SITUA-SE-Á O ESPAÇO QUE AINDA DEVE SER ALCANÇADO PELA ATIVIDADE TEATRAL NO ÂMBITO ESCOLAR EDUCACIONAL, POIS, NÃO HÁ DUVIDAS DE QUE ELA PODE SER MUITO ÚTIL NA PRATICA EDUCANDÁRIA, APESAR DE SER POUCO UTILIZADA. APRESENTAR-SE-ÃO, TAMBÉM, AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DE PROPOSTAS PEDAGOGICAS PARA O ENSINO DO TEATRO NA ESCOLA, VISTO QUE O MUNDO ATUAL HÁ UMA EXIGENCIA MAIOR PARA QUE OS INDIVÍDUOS SAIBAM LIDAR COM AS COM AS MAIS DIVERSAS SITUAÇÕES.
• APREENDER O IMAGINÁRIO DO GRUPO E NADA MAIS PROPICIA DO QUE UMA PRATICA QUE PERMITE EMERGIR O PENSAR, O SENTIR E O AGIR DURANTE A ENCENAÇÃO DA PEÇA, DESCOBRINDO O MUNDO LÚDICO QUE O ENVOLVE, DENTRE OUTRAS ATIVIDADES, O CONHECIMENTO DO CORPO, DO ESPAÇO, DA VOZ, OS GESTOS, A CONCENTRAÇÃO, A RESPIRAÇÃO O SABER VER E OUVIR, EFIM O IMAGINÁRIO DE TODOS E DE CADA UM.
METODOLOGIA:
ORIGEM DO TEATRO;
• PESQUISAR COM OS ALUNOS SCRIPT DE PEÇAS TEATRAIS,
• ANALISAREM CADA UMA DELAS;
• DIFERENTES TIPOS DE TEATROS.
ÁREA TRABALHADA:
• ARTES
SÉRIE/ TURMA/ TURNO:
• 1º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL;
DO PERIODO MATUTINO E VESPERTINO.
EQUIPE DE APOIO:
• PROFESSORES DA STE:
• JOICENIR SOVERNIGO LOPES;
EMAIL: joicelopes_17@hotmail.com
BLOG: http://artes-13.blogspot.com
• HECTOR ROGÉRIO MONZANI.
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:
•
ADAUTO ALVES TEIXEIRA;
• SUELI PACHECO
DIREÇÃO:
•
CECILIA WELTER LEDESMA
NÚMEROS DE AULAS:
• 10 AULAS
PERÍODO DE EXECUSÃO:
• INÍCIO - 08/09/2009
• TÉRMINO – 08/10/2009
TOTAL DE PARTICIPANTES:
• 500 ALUNOS
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
• PESQUISA,
• ENSAIO,
• CONFECÇÃO DE MATERIAL.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
• TODAS AS ATIVIDADES DE PESQUISA FORAM REALIZADAS NA SALA DE TECNOLIGIA, E EM SALA DE AULA, A REPRESENTAÇÃO DAS PEÇAS FOI REALIZADA NO ANFITEATRO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR SALVADOR NOGUEIRA.
PRODUTO FINAL:
• APRESENTAÇÃO DA PEÇA.
AVALIAÇÃO:
• DE ACORDO COM A PARTICIPAÇÃO, INTERESSE, DESENVOLTURA, SENSIBILIDADE, PERCEPÇÃO, REFLEXÃO, IMAGINAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE CADA PARTICIPANTE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário